A casa - a primeira decisão difícil


Quando tomámos a decisão de nos juntarmos a primeira pergunta que nos surgiu foi se deveríamos comprar ou alugar uma Casa. Na altura haviam diversas casas para compra com financiamento a 100% no entanto, considerámos que nesta primeira fase a decisão mais acertada seria alugar e não comprar.
A seguir chegaram as questões como a localização, o valor que estávamos dispostos a pagar e as dimensões. A localização foi talvez o tópico mais difícil, a Patrícia queria continuar a viver junto ao centro de Cascais, mas tínhamos a plena consciência que quanto mais perto mais caras seriam as rendas, no entanto estipulámos que não pagaríamos mais de € 500,00, tendo em conta que tínhamos calculado quanto gastaríamos em média por mês em despesas fixas e estava dentro do que poderíamos pagar.
Entre ver casas em sites como o Imovirtual ou o Sapo Casas e o OLX e encontrarmos alguma recente, já com os electrodomésticos indispensáveis (fogão, máquina de lavar a roupa e frigorífico), demorámos cerca de 3 meses.
Ao fim de muita procura, visitámos apenas duas casas, numa delas pediam-nos três rendas e mostraram-nos não a casa que poderíamos alugar mas o andar de cima uma vez que pertenciam ambos à mesma pessoa, contudo corríamos o risco de as coisas não estarem nas mesmas condições da casa que visitámos pelo que colocámos fora de questão essa hipótese.
A segunda casa que visitámos tomámos a decisão na hora, a 1,5km do centro de Cascais, num local calmo, uma renda abaixo do limite e pediam-nos 2 meses de renda, o que é o comum. Era um T1, com as dimensões equivalentes a um T2 e em óptimo estado, pelo que não foi muito difícil dizer que sim.
Estas foram as hipóteses que colocámos, mas cada pessoa terá em conta as suas prioridades e são nessas prioridades que se deverão focar. Foram também várias as situações com que nos deparámos, desde:
  • Rendas exorbitantes para as pequenas dimensões e escassas condições;
  • Imóveis sem recibos, o que prejudicaria quanto às despesas a deduzir em IRS;
  • A renda + 2 cauções que para nós estava fora de questão pagar;
  • A impossibilidade de ter animais em casa;
  • A indisponibilidade para mostrar a casa a alugar.
Estes são apenas pequenos alertas para quem irá alugar uma casa.
Na publicação de 04 de Março iremos disponibilizar o mapa que nos ajuda a organizar e a equilibrar as contas que temos mensalmente. Estejam atentos!

Resumindo, os passos que tomámos foram os seguintes:
  1. Definir se se deseja comprar ou alugar casa;
  2. Estipular o valor de renda máximo a pagar;
  3. Definir a localização, as dimensões;
  4. Procurar em sites como Imovirtual, SAPO Casas e OLX;
  5. Marcar visitas;
  6. Escolher a melhor opção qualidade/preço.



Namorados,blog,juntosdefresco,casa


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O mapa que nos ajuda a poupar

Programa Porta 65 - Arrendamento Jovem

Planear um Casamento - Casar pela Igreja ou pelo Civil? #1