As prioridades - água, electricidade e gás (a 2ª grande dificuldade)


Como estreantes que somos nestas andanças, não fazíamos a menor ideia de onde teríamos de nos dirigir para tratar da água, da electricidade e do gás, tendo em conta que estas eram as prioridades após arrendarmos a casa, especialmente a electricidade, pois como ambos trabalhamos, para fazer as mudanças teríamos de o fazer à noite e precisávamos de electricidade para fazermos as coisas.
Começámos por procurar na internet as opções que tínhamos em relação ao gás e à electricidade e surgiu-nos um simulador da DECO que tendo em conta o número de pessoas do agregado familiar e o consumo médio que achávamos que iríamos ter nos indica qual a tarifa mais barata do mercado e a empresa a que corresponde.
Podem fazer a vossa Simulação Aqui .




Depois de termos uma noção de qual seria a melhor opção, começámos a contactar a empresa em questão para tratarmos do nosso contrato, contudo deparámo-nos com a situação de que na nossa zona residencial o gás apesar de ser canalizado, não era natural, pelo que o único fornecedor desse gás seria a Digal. Acabámos então por nos decidir pela EDP Comercial no que respeita à electricidade e sem outra hipótese tivemos de nos dirigir à Digal para celebrar o contrato relativo ao gás. No que respeita à electricidade, tratámos de tudo por telefone e por email e a marcação para irem até nossa casa foi super rápida. 
Em relação ao gás, tivemos de nos dirigir a uma das lojas da Digal para tratarmos da formalização do contrato. A desvantagem de não termos gás natural é que a factura conjunta (electricidade + gás) torna o valor pago mensal mais baixo do que tendo as facturas separadas.

No que respeita à água, como somos de Cascais, através da Internet entrámos no site das Águas de Cascais e solicitámos através desse mesmo site a celebração do novo contrato  (Ver como fazer aqui).
Um conselho que vos podemos dar é que caso recorram à Internet para solicitar o contrato com as Águas de Cascais e não obtêm resposta por parte da entidade após cerca de 24h, é aconselhável que liguem para a linha de apoio ao cliente para saberem qual o estado do vosso pedido e para acelerar o processo.

No que respeita ao tempo que demorámos a ter tudo operacional, esperamos em média uma semana, o que cremos que tenha sido rápido, pois conseguimos datas aproximadas para nos desbloquearem os contadores, o que nos facilitou imenso.

Em relação ao que pagamos em média, para terem uma ideia, por mês gastamos cerca de 80/90 euros no total (água + gás + electricidade), o que achamos ser o valor médio por casal, tendo em conta o que vamos ouvindo de outros casais. 
O que vos aconselhamos é que relativamente à electricidade escolham sempre uma empresa que opere no mercado livre, pois os preços são mais acessíveis.

Uma curiosidade: 
Como somos pessoas muito esquecidas e o nosso esquentador não é automático, deixávamos muitas vezes o esquentador ligado horas a fio, o que nos estava a levar a ter consumos de entre 30 a 35 euros. Em Fevereiro tentámos ser mais cuidadosos e a verdade é que poupámos cerca de 10 euros. Parece incrível mas é verdade. Aprendemos com a "brincadeira" e agora temos muito mais cuidado.

Esperamos que esta nossa publicação vos seja útil e já sabem, não deixem o gás ligado! :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O mapa que nos ajuda a poupar

Programa Porta 65 - Arrendamento Jovem

Planear um Casamento - Casar pela Igreja ou pelo Civil? #1